Combate ao Tabagismo

O Centro Psicológico de Qualidade de Vida conta com uma equipe experiente de psicólogos que desenvolve programa voltado ao controle do estresse, ao fim do tabagismo e à melhoria da Qualidade de Vida. Telefone (11) 3885.8507. E-mail cpqv@globo.com.

sábado, setembro 04, 2010

Funcionários fumantes representam aumento de gastos para empresas

Muitas empresas, em todo o mundo, adotaram planos de combate ao tabagismo, que incluem tratamento para funcionários fumantes, campanhas educativas e medidas restritivas, porque constataram que esse vício representa aumento de gastos.

Os funcionários fumantes representam aumento dos seguros de saúde e de vida, das faltas, dos custos de manutenção de ar condicionado, de limpeza em função da poluição da fumaça, de treinamento para repor funcionários afastados, perda de produtividade, mais aposentadorias por incapacidade, acidentes, danos à propriedade e doenças provocadas em fumantes passivos.

A Pesquisa Viesanté, foi feita em 14 companhias, com cerca de 120 mil funcionários, sendo 24% fumantes, constatou que os fumantes faltam quase dez dias a mais que os outros, param no mínimo 30 minutos por dia para fumar e têm gastos com plano de saúde 40% maiores.

O tratamento para parar de fumar basicamente associa o atendimento médico ao psicológico. Este trabalho é realizado em grupos de 5 a 10 pacientes, na própria empresa, dura apenas oito sessões semanas e o sucesso, em um ano, tem sido de 60.