Combate ao Tabagismo

O Centro Psicológico de Qualidade de Vida conta com uma equipe experiente de psicólogos que desenvolve programa voltado ao controle do estresse, ao fim do tabagismo e à melhoria da Qualidade de Vida. Telefone (11) 3885.8507. E-mail cpqv@globo.com.

sábado, setembro 04, 2010

DICAS PARA ENFRENTAR OS SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA

Depois de parar de fumar, o organismo volta a funcionar normalmente sem a presença de substâncias tóxicas e alguns fumantes podem apresentar sintomas de abstinência, como a fissura (vontade intensa de fumar), dor de cabeça, tontura, irritabilidade, alteração do sono, tosse, indisposição gástrica e outros. Esses sintomas, quando se manifestam, duram em torno de 1 a 4 semanas. Confira as dicas!

Sintomas - Soluções
Desejo/Vontade - Distraia-se. Respire fundo. Lembre que a vontade passa em minutos.
Irritabilidade - Faça exercício de respiração/relaxamento. Imagine uma paisagem agradável e “viaje”. Tome um banho quente.
Insônia - Relaxe lendo um livro. Tome um banho morno. Beba um copo de leite morno. Evite bebidas com cafeína após meio-dia. Caminhe um pouco antes de se deitar. Use roupas confortáveis para dormir. Escureça o ambiente e garanta ventilação. Não faça atividades muito estimulantes antes de ir dormir.
Aumento de apetite - Prepare um “kit de sobrevivência” com vegetais picados, frutas, chicletes diet. Beba água e líquidos (de baixa caloria). Inicie ou intensifique a atividade física.
Dificuldade para se concentrar - Simplifique sua agenda por alguns dias. Dê uma caminha curta, saia um pouco. Beba água e líquidos (de baixa caloria). Descanse.
Fadiga  - Procure dormir o suficiente a cada noite. Tire um cochilo ao longo do dia. Não exija muito de você durante duas a quatro semanas.
Constipação,gases, dor de barriga (sintomas relacionados à mudança de dieta e de atividade) - Beba muito líquido. Acrescente fibras a sua dieta: frutas vegetais crus, cereais integrais mude sua dieta aos poucos. Consulte seu médico ou nutricionista.