Combate ao Tabagismo

O Centro Psicológico de Qualidade de Vida conta com uma equipe experiente de psicólogos que desenvolve programa voltado ao controle do estresse, ao fim do tabagismo e à melhoria da Qualidade de Vida. Telefone (11) 3885.8507. E-mail cpqv@globo.com.

sábado, setembro 04, 2010

PARAR DE FUMAR E GANHO DE PESO

Embora os benefícios para saúde obtidos por parar de fumar sejam muito maiores do que as conseqüências do ganho de peso, muitas pessoas se sentem desencorajadas em função de alguns quilos extras adquiridos. A média de ganho de peso para o ex-fumante é de 2 a 5 quilos. Há algumas explicações para o fato de algumas pessoas ganharem peso depois de parar de fumar:

Ex-fumantes freqüentemente sentem a falta de ter algo para fazer com a boca e com as mãos, portanto comer ou “petiscar” é semelhante à ação repetitiva de fumar. Segurar um lápis ou uma caneta quando você quiser segurar o cigarro pode ajudar, assim como manusear algum objeto que esteja por perto, brincar com uma moeda, uma bolinha ou com um anel.

É comum o ex-fumante ter o apetite aumentado e as preferências alimentares podem sofrer alterações. Algumas pessoas passam a ingerir doces com maior freqüência. A procura por alimentos doces está ligada à necessidade de reposição de serotonina, neurotransmissor responsável pelo prazer. As mudanças na dieta podem acarretar um aumento de consumo calórico, favorecendo o ganho de peso. A mudança de apetite se deve, em parte, às alterações do olfato e do paladar com a ausência do cigarro. O aumento de ansiedade, vivenciada no início da abstinência, também faz com que a procura por alimento seja mais frequente.

A nicotina eleva o metabolismo dos fumantes (consumo energético que o corpo necessita para exercer adequadamente as funções de órgãos como coração, cérebro e fígado), provocando uma queima maior de calorias. No ex-fumante, o metabolismo diminui para um nível saudável, natural. Para equilibrar o consumo de calorias, o melhor é realização de exercícios físicos e alimentação adequada.

A falta do hábito de fumar faz com que algumas pessoas busquem alimentos não por fome, mas pela necessidade “compensar uma falta”. É importante o ex-fumante tentar identificar que necessidades emocionais o cigarro supria no seu dia-a-dia, para que possa buscar novas estratégias. A realização de atividades prazerosas é muito importante nessa fase.

Algumas pessoas, que sentem forte impulso de fumar após tomar café, ao restringir a ingestão do café, devem substituir por balas e doces na tentativa de afastar o desejo de fumar.

É importante apontar que o ganho de peso, para o ex-fumante, pode ser evitado: Comendo de modo saudável (escolha adequada dos alimentos e quantidades). Praticando atividades físicas regularmente.

Lembre que o fumo causa mais danos para a sua saúde e para a aparência do que alguns quilos extras. Alguns especialistas afirmam que o estresse que o coração sofre pelo consumo de um maço de cigarros por dia é igual a pesar 45 quilos a mais. Além disso, observa-se que boa parte dos ex-fumantes perde parte do peso adquirido conforme o organismo vai se equilibrando, com o tempo.